fbpx
logo_dixdesign

Conheça a diferença entre hospedagem e domínio de sites

img_daniel_ferreira_rodrigues
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Quando se trata de criar um site, é importante entender a diferença entre hospedagem e domínio. Ambos são essenciais para ter um site funcionando, mas cada um tem seu próprio objetivo.

O que é um domínio?

Domínio é o endereço do seu site na internet. É como as pessoas encontram seu site na web. Sem um domínio, as pessoas não saberiam onde encontrar seu site. Registrar um domínio é barato e fácil, mas você ainda precisa de hospedagem para ter seu site.

Saiba para que serve o domínio do seu site

Existem diversos sites que oferecem serviços de registro de domínios. É importante escolher um serviço confiável, com baixos custos de manutenção e que ofereça proteção ao proprietário do domínio. Recomendamos a entidade oficial para registro de domínio no Brasil, a Registro.br.

Afinal para que serve uma hospedagem?

Hospedagem é onde seu site será armazenado. É um local onde seu conteúdo será guardado e público para todos que visitarem seu site. Pois todo site precisa de hospedagem para estar na web.

Acontece que muitas pessoas acabam se confundindo sobre a diferença entre hospedagem e domínio. Muitas vezes, as pessoas compram um domínio sem saber que ainda precisam de hospedagem. Ou compram hospedagem sem saber que precisam registrar um domínio.

Saiba o que é hospedagem para sites

Além disso, o domínio é um investimento a longo prazo. Uma vez que você tenha registrado seu domínio, ele será seu para sempre. A hospedagem, por outro lado, pode ter que ser reatualizada periodicamente.

Por isso, é importante escolher a hospedagem adequada para o seu site. Alguns serviços de hospedagem oferecem hospedagem compartilhada, mas isso pode não ser adequado para sites grandes ou com muitas visitas.

Então, qual a melhor opção para você?

Bem, isso depende do tamanho e da complexidade do seu site. Se você está criando seu primeiro site e ele vai receber pouco tráfego, a hospedagem compartilhada pode ser uma boa opção. Mas, se seu site for maior ou mais complexo, você provavelmente vai querer pagar por uma hospedagem melhor.

Por fim, é importante lembrar que você sempre precisará de hospedagem para ter um site. Mesmo se você estiver usando um domínio gratuito, você ainda precisará de hospedagem. Então, caso você esteja planejando em ter um site e ficou em dúvida de como escolher a hospedagem ou domínio ideal, fale conosco, desenvolveremos o seu site e te recomendaremos a melhor opção!